Cabeamento Estruturado: entenda o
significado e sua importância
Cabeamento Estruturado corresponde ao termo usado para descrever a organização relacionada ao cabeamento (ou meio) de transmissão de dados e voz diretamente ligados a rede de computadores e telefonia, através de um PABX, sigla de Private Automatic Brach Exchange, ou como conhecermos popularmente, a chamada Central Telefônica Interna ou Privada de um Empresa.
Um Cabeamento Estruturado é projetado principalmente para suprir a necessidade de diversos ambientes geralmente de médio e grande porte, mas também muito eficaz em ambiente menores, pelo o fato de oferecer a empresa ou instituição uma forma confiável, padronizada e organizada tanto de funcionamento como em eventuais manutenções.
É possível migrar uma rede antiga para Cabeamento Estruturado?
Qual seria a principal vantagem de um Sistema de Cabeamento Estruturado para uma empresa? Sem dúvida seria a flexibilidade que esse sistema possui, podendo atender a necessidade de uma empresa exatamente de acordo com a demanda, isso é claro, quando o projeto é feito pensando tanto na demanda atual quanto numa futura. Ou seja, toda a Infra-Estrutura bem como a quantidade de pontos, precisa atender com folga o que a empresa precisa hoje.
Portanto, todo o projeto de um Cabeamento Estruturado, deve ser pensado preferencialmente durante a construção de uma edificação, afim de facilitar a sua execução. Todavia, empresas já estabelecidas sem o uso deste sistema, não só podem, como devem migrar para este sistema afim de poder não só de padronizar, mas principalmente aumentar a segurança e eficiência na sua rede de dados e voz.
Num passado não distante, antes da implementação desse moderno Sistema, as empresas projetavam suas redes internas, conforme a conveniência de cada uma e sem nenhum tipo de padronização, ou seja, era “fio pra todo lado” e isto sem muitos critérios de organização, o que importava mesmo era que as coisas funcionassem!
Ao lado,temos um típico exemplo de um Rack, que tem a principal função de concentrar todo o cabeamento necessário para atender a empresa, bem como acomodar os equipamentos necessários para atender toda a rede tanto de dados como voz.
Um rack é dimensionado pela quantidade de “U” que possui, quanto maior a quantidade de “U”s mais alto ele seria e maior a sua capacidade de acomodação de equipamentos.
Dentro de um rack, serão acomodados os switches, os modems te telefonia e internet dos provedores, PABX, gravadores de sistemas de câmeras de segurança DVRs, bastidores e o DIO Distribuidor Interno Óptico.
Para atender um rack, é necessário um estudo prévio quanto a carga elétrica necessária e é fortemente recomendado o uso de nobreaks e baterias auxiliares.
Existem diversas normas regulatórias sobre Redes de Cabeamento e que precisam ser levadas em consideração afim de poder garantir a qualidade de um projeto. A seguir o link para consultas está disponível em: Normas para Cabeamento Estruturado
Por isso, um projeto de rede para uma empresa, seja ela de pequena, média ou grande porte, precisa ser feito por profissionais qualificados tendo em vista a importância e o valor do investimento, que dependendo do tamanho da empresa, pode se tornar elevado. Todavia, para total segurança dos dados de uma companhia, um projeto de rede bem elaborado deve ser considerado um investimento necessário e principalmente duradouro. Afinal de contas, há empresas no mercado de cabos de rede UTP, que oferecem 25 anos de garantia por exemplo.
Cabeamento Estruturado, como começar?
Tudo começa do começo! ou seja, a partir de um estudo minucioso sobre a demanda da rede da empresa. Para este projeto, deve-se contratar um profissional da área de TI juntamente com um profissional em desenhos prediais, onde juntos vão elaborar todo o esquema do Cabeamento Estruturado desde a Infra-Estrutura até o rack principal ou concentrador.
Por isso, a importância da presença do profissional de TI para dar o suporte necessário durante o desenho do projeto, visto que ele é a pessoa que conhece a fundo toda a demanda que sua rede exige, além disto, o Técnico em Ti precisa não só orientar como também conhecer a nova rede na qual ele administrará.
Existem diversas empresas no mercado que oferecem este tipo de serviço, porém, antes de contratar uma empresa para executar o seu projeto, é necessário tomar alguns cuidados, pois este é um serviço que exige muita qualificação profissional. Deve-se portanto, fazer uma pesquisa séria e cuidadosa afim de encontrar a empresa certa.
O que preciso saber para projetar o meu Cabeamento Estruturado?
Se você é um empresário, e está construindo seu imóvel ou alugando, precisará entender exatamente como será e o que será cada compartimento da empresa. Ou seja, para cada ambiente, será necessário entender o que haverá ali. Vamos imaginar o projeto de uma empresa de médio porte. O que são estes ambientes e o que será atendido em cada local, por exemplo.
- Guarita – 1 ponto telefônico e 3 pontos de rede
- Recepção – 4 pontos de rede e 2 para telefones
- 2 Salas para Recursos Humanos – 16 pontos ao todo, 8 em cada sala
- 1 sala de projetos – 6 pontos de rede e 3 para telefones
- 1 sala de suporte técnico 6 pontos e 2 para telefones
- 1 almoxarifado 4 pontos de rede e 2 para telefones
Então, considerando o exemplo acima, podemos concluir que o projeto exemplificado exigiria uma rede de no mínimo 49 pontos para atenderem todos os ambientes, levando em consideração apenas os computadores, ramais telefônicos e impressoras de rede. Lembrando que o sistema de câmeras de segurança precisa também ser levado em consideração na infra-estrutura e geralmente será acomodada na mesma sala do rack do Cabeamento Estruturado.
Entendo a Infra-estrutura do Cabeamento Estruturado
Infra-estrutura do Cabeamento Estruturado – Corresponde ao meio fico no qual serão acomodados os fios e fibras ao longo da edificação, interligando os ambientes ao local concentrador do rack, que é a sala para onde irão convergir todos os cabos. Este meio geralmente é composto de eletrodutos e ou calhas metálicas com dimensões que atendam com folga a quantidade de cabos.
Material utilizado em uma rede lógica – Em uma rede lógica, há diversos materiais utilizados, desde os já citados na infra-estrutura passando pelos cabos metálicos com variadas categorias, conectores keystone, espelhos de tomadas e o rack com todos os acessórios necessários de toda além da infra-estrutura elétrica.
Certificação de uma rede estruturada – A certificação corresponde a garantia de que a rede encontra-se na condição ideal para o uso. Isso se dá por meio de um teste final em cada um dos pontos através de um equipamento utilizado para aferir o cabo de rede em todo o seu comprimento, desde o Patchpanel no rack até a tomada final do usuário. Ao final da certificação será emitido um documento que comprova a aprovação da rede para seu uso pleno.
O que é CPD – Em toda rede de Cabeamento estruturado se faz necessário separar um local apropriado para acomodação do rack e todos os equipamentos necessários, como modem do provedor de internet, Switchs, PABX, nobreaks, DVR das câmeras e mais houver de necessário. O termo CPD significa Centro de Processamento de Dados, é uma sala exclusiva, deve ter acesso restrito aos profissionais da área técnica e deve ser obrigatoriamente climatizada.
O custo benefício de uma rede estruturada compensa?
Considerando a importância da segurança física e da segurança operacional da rede de dados e de voz de uma empresa, visto que por ela transita todas as informações tanto as públicas como principalmente as confidenciais da instituição, podemos concluir que cada valor investido em um projeto de Cabeamento Estruturado trará a eficiência e a segurança necessária para o bom funcionamento da empresa tanto a curto quanto a longo prazo. Logo o investimento não só é necessário como vantajoso.
Logo se você é um empresário e quer ter toda a segurança necessária para o funcionamento e eficiência de sua empresa, considere seguir os passos aqui mencionados afim de iniciar o seu projeto com a confiança e segurança que este sistema proporciona.
Somos uma empresa séria e experiente com todos os tipos de projetos em Cabeamento Estruturado há mais de 10 anos no mercado. Entre em contato conosco, para maiores informações. Você terá acesso a um atendimento personalizado e todo suporte necessário para executar seu projeto do zero. visite nosso site: https://evandrowebwork.com
Para maiores informações clique aqui!